A Livraria Saraiva é a primeira empresa brasileira de grande porte a entrar no segmento dos downloads de filmes. Com seu vasto catálogo de clientes e poder de compra junto aos distribuidores, certamente terá um belo mercado se quiser, mesmo, investir nessa área.
 
Na verdade, outras empresas já estão atuando no setor. A loja virtual DVD World começou em dezembro, fazendo acordo com algumas distribuidoras – as primeiras são Foccus e Flashstar. Agora, negocia com as chamadas “majors”, as americanas Warner, Sony/Columbia, Fox etc. O problema é que essa decisão, em geral, é tomada na matriz, e cada estúdio tem uma visão diferente sobre a questão dos downloads. Por isso, as negociações talvez levem mais tempo do que seria desejável.
 
O fato é que não tem mais volta: a distribuição de filmes pela internet é uma realidade e veio para ficar. Depois do Blu-ray, não teremos mais suporte físico para filmes. Quem quiser comprar ou alugar irá fazê-lo virtualmente. Vai ser mais prático e mais barato. Aliás, o fenômeno “Tropa de Elite” derrubou as últimas dúvidas a respeito, não? Todo mundo que eu conheço já viu o filme, que ainda não saiu em DVD e – exatamente porque todo mundo já viu – deverá vender menos cópias em disco venderia, digamos, dois anos atrás.
 
Só torço para que os acordos saiam logo e que o preço dos downloads não seja proibitivo. E vamos preparar nossos computadores para baixar os filmes em alta resolução e assisti-los no home theater. Esse é o caminho.

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