O governo confirmou na semana passada, no Diário Oficial, os prometidos incentivos à importação de equipamentos para TV Digital. Não, não são os conversores (set-top-box), nem muito menos os TVs que já vêm com conversor embutido. A medida refere-se apenas a equipamentos de transmissão e monitoração do sinal digital, a serem utilizados pelas emissoras.

    Usando de sua tradicional demagogia, o Ministério das Comunicações havia anunciado a medida meses atrás como uma prova de que o governo iria estimular o barateamento dos equipamentos. O ministro Helio Costa chegou a acusar os fabricantes de aplicarem preços abusivos nos conversores, dizendo que aquilo era “caso de polícia” (foram essas as palavras que Costa usou, em sessão no Congresso, leia aqui). 

    Quando perguntado se o governo estaria disposto a cortar impostos para ajudar a reduzir os preços, Costa disse que sim. Dias depois, apontou os incentivos à importação como mostra de que essa intenção era pra valer. Claro que não era. O que saiu no Diário Oficial é uma antiga reivindicação das emissoras, que alegam os altos custos de importação como um impedimento à implantação da programação digital. De fato, como se sabe, certos itens encarecem em mais de 50% quando entram no País. mas isso nada tem a ver com o que pede a indústria, que também paga altos impostos para importar componentes.

    Agora, as emissoras terão isenção no imposto de importação, o que teoricamente é ótimo para ajudar a desenvolver esse mercado. Mas o ministro não explicou até agora o que foi feito de sua idéia de importar conversores da China ou da Índia, que sairiam para o consumidor em torno de R$ 200!!! Lembram-se? Os usuários que ainda não concordaram em pagar o preço dos conversores continuam esperando.

1 thought on “TV Digital: incentivos polêmicos

  1. Realmente, só no Brasil acontece isso, O Ministro Hélio Costa, falou, prometeu e não cumpriu… cadê o conversor a 200 reais, até agora os conversores vendidos não abaixaram nem um centavo, eles vão abaixar o preço, mas quando ? o consumidor brasileiro é quem paga pela incompetência do Ministro da Comunicações que pode fazer e até agora não fez nada para que o conversor estivesse mais em conta para o consumidor, porque pagar 1.100 reais é sacanagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *