A onda verde parece que chegou mesmo ao setor de tecnologia. Vem puxada não apenas por uma questão de marketing (pega bem divulgar que um produto não afeta o meio-ambiente), mas também porque há um esforço sincero de diversos setores em estimular o uso de materiais renováveis e agredir menos nosso tão mal-tratado planeta.

Dos EUA vem a notícia de que a rede Wal-Mart, simplesmente a maior varejista do mundo, está pressionando seus fornecedores a lançarem mais produtos que consomem menos energia. Bem, neste caso específico, não é nenhuma boa ação de cidadania: a rede, com suas cerca de 1.800 lojas espalhadas por vários países, utiliza milhares de displays para decoração e sinalização; além disso, mantém em suas prateleiras outros milhares, que precisam ficar ligados para chamar a atenção dos clientes.

Pois bem: todo esse estoque de TVs consome energia que, segundo a revista norte-americana Twice, seria suficiente para alimentar nada menos do que 53 mil residências por um ano inteiro! Lee Scott, CEO da Wal-Mart, fez um plano para até 2010 reduzir em 30% os gastos de energia com esse tipo de produto.

Quem conhece o mercado americano sabe que, quando a Wal-Mart pede, a indústria recebe o pedido como uma ordem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *