Dados divulgados na semana passada pela publicação especializada Video Business revelam o tamanho do estrago causado no mercado pela felizmente quase extinta guerra dos formatos. Os números, como sempre, são do mercado americano, mas desconfio que podem muito bem ser estendidos aos principais mercados do mundo. Vejam.

    Em 2007, as vendas e locações de DVDs caíram 3,1%. Alguém pode perguntar: só isso? É que, quando se fala de EUA, nenhum número é pequeno. Esses 3,1% significam cerca de 700 milhões de dólares – uma receita que foi comida, em boa parte, pela dúvida dos usuários em relação à disputa entre Blu-ray e  HD-DVD.

    Reunidos, os presidentes dos principais estúdios de cinema chegaram à conclusão de que subestimaram o crescimento dos videogames, tidos hoje como concorrentes do DVD – embora muita gente assista seus filmes no PlayStation 3.

    Bem, a melhor prova de que a tal guerra dos formatos realmente afetou o segmento como um todo está em outra série de números: na segunda semana de janeiro, logo após a Warner ter anunciado que abandonará o HD-DVD, as vendas de players Blu-ray dispararam, atingindo 93% do total de aparelhos vendidos nos EUA; e as vendas de discos BD representaram 85% do total no mesmo período.

    Precisa dizer mais alguma coisa?

2 thoughts on “A guerra acabou? Ainda bem…

  1. Sinto-me deveras aliviado, como possuidor de quase 50 discos Blu-ray, que a guerra tenha chegado ao fim. Sempre apostei no Blu-ray por várias razões, algumas delas já discutidas amplamente. Sem dúvida O console PS-3 influenciou decisivamente e fez os poderosos tomarem partido. Lembro-me de uma frase do filme Highlander (There can be only one = Só pode existir um) que retrata bem a situação. Bem, o que fazer, a não ser comemorar? Eu poderia estar a lamentar. O consumidor como sempre pagou a conta do mico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *