A CEA (Consumer Electronics Association) está reforçando este ano sua campanha em favor das chamadas tecnologias verdes. Já comentei esse assunto aqui, mas agora, além do esforço natural dos fabricantes para produzir equipamentos que agridam menos a atmosfera, a campanha se estende também aos consumidores.

O site www.myGreenElectronics.org foi criado justamente para orientar e incentivar o uso racional dos aparelhos e a reciclagem dos produtos velhos. Pense bem: o que você faz com seu computador que já ficou obsoleto? Ou com sua câmera digital velha? Ou seu MP3? Pois é, você pode até ter vontade de jogá-los no lixo, mas é possível reaproveitá-los.

Entre outras coisas, o site dá dicas de produtos “verdes” para você escolher quando tiver, por exemplo, de dar um presente de aniversário; orienta sobre programas de reciclagem em determinadas cidades (por enquanto, cobre apenas o território americano, mas a CEA pretende levar a mesma idéia a outros países); uma calculadora virtual, que fornece o custo do uso de cada equipamento por minuto, por dia e até por ano; e dicas práticas para estender a vida útil de cada aparelho.

Uma das seções mais interessantes é esta: http://www.mygreenelectronics.org/ReduceRepair.aspx um guia prático para trocar, reciclar ou reaproveitar um equipamento usado.

Não sou favorável a se copiar tudo que vem de fora, mas neste caso é imprescindível: vamos criar algo assim por aqui?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *