Leio no UOL News que a Rede TV decidiu ser a primeira emissora do País a transmitir toda a sua programação em alta definição. Confesso que não sabia disso, até porque raramente assisto a essa emissora. Seria ótimo se pudesse ser verdade.
 
Mas a realidade é bem outra. A notícia diz que a emissora está enfrentando inúmeros problemas técnicos, com seguidas interrupções de sinal e falhas na qualidade da imagem que chega ao telespectador – inclusive aqueles que ainda têm equipamento analógico. A explicação seria que os funcionários ainda não dominam a tecnologia digital, levando-os a um grau de stress que beira a tensão nervosa.
 
O presidente da Rede TV, Amilcare Dallevo, que segundo a nota é engenheiro eletrônico e especialista nesse tipo de equipamento, decidiu que toda a programação seria levada ao ar em alta definição e não admite voltar atrás. Se for verdade, merece parabéns pela coragem. Mas também merece críticas pela ingenuidade: nem nos Estados Unidos ou no Japão, alguma emissora tentou fazer isso com apenas dois meses do início das transmissões.
 
Como sabemos, toda tecnologia nova leva tempo (e custa caro) para ser implantada e assimilada. No caso da Rede TV, o marketing acaba funcionando ao contrário, ou seja, além de não conseguir atrair novos telespectadores, a emissora ainda corre o risco de perder os atuais.

1 thought on “HDTV: um início complicado

  1. O Sinal analógico da Rede TV está ótimo.Parabéns á empresa por sair na frente e querer transmitir toda a sua programação em HDTV.Alguém tem que sair na frente para incentivar os demais.Que as demais redes não fiquem atrás da mamata do dinheiro fácil do contribuinte(BNDES)pensando em dar calote como é de costume no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *