Interessante reportagem da revista norte-americana Electronic House mostra o que a indústria eletrônica está fazendo para tornar mais simples a vida dos usuários. Fugindo do lugar-comum da propaganda em torno da facilidade de operação (aliás, uma das expressões mais batidas do jargão técnico), o texto relata diversos casos de produtos que realmente inovam nesse aspecto.
 
Um dos melhores exemplos é o ajuste de imagem feito pelos fabricantes de TVs. Para exibi-los nas lojas, os TVs são ajustados com super-saturação, de modo a parecerem mais brilhantes que os concorrentes. Ao chegar em casa, porém, o consumidor que adquiriu aquele produto encontra uma imagem tão brilhante que, às vezes, nem consegue olhar para a tela. A empresa norte-americana Syntax-Brillian, que produz televisores com a marca Ölevia, criou um novo tipo de ajuste; basta apertar uma (só uma) tecla no controle remoto e o TV se ajusta automaticamente à iluminação ambiente.
 
Outra bela inovação nesse campo vem da THX, a célebre empresa criada por George Lucas nos anos 70 e que se tornou referência em áudio. A nova tecnologia lançada pela empresa (batizada de “Media Director”) permite que o TV ajuste automaticamente tanto o áudio quanto o vídeo, dependendo do tipo de programa que se esteja assistindo. Claro: filmes em Blu-ray exigem ajustes diferentes dos DVDs comuns. Uma constatação tão óbvia que cabe perguntar por que os fabricantes não pensaram nisso antes. Aposto que em breve a novidade estará disponível na maioria dos TVs.
 
Sempre defendi junto aos fabricantes a necessidade de simplificar tanto a operação e os ajustes como os próprios manuais de instrução. Infelizmente, são poucos os que de fato se preocupam com isso, mas é possível notar na indústria uma preocupação crescente com esse aspecto. Foi-se o tempo do timer do videocassete, que ninguém usava porque não conseguia programar. Não há mais volta: seja um TV ou um celular, um computador ou uma câmera, o mundo cada vez mais será dos aparelhos simples.
 
O consumidor com certeza vai agradecer.

Para quem quiser ler o texto na íntegra, aqui está o link:
http://www.electronichouse.com/article/coming_soon_self_calibrating_home_theaters/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *