Neste fim de semana, a rede de TV WNBC, dos EUA, exibe um documentário chamado “Get Ready for Digital TV”. É que daqui a exatamente um ano, em 18 de fevereiro de 2009, todas as emissoras americanos terão obrigatoriamente que interromper suas transmissões analógicas e passar a gerar somente sinal digital. As que não estiverem prontas para isso serão simplesmente tiradas do ar!
 
Pois é, lá essas coisas são pra valer. Há uma intensa campanha na mídia, sustentada em grande parte pelo governo, mas também pela indústria e pelas próprias emissoras, para informar ao consumidor como ele deve se preparar para essa mudança. Na verdade, esse processo teve início em 2003, quando as primeiras transmissões experimentais começaram em algumas cidades (como está acontecendo agora no Brasil) e foi fixada aquela data como o deadline final. Por sinal, também neste fim de semana, a FCC (equivalente à Anatel) está cortando todas as linhas de celular analógicas que ainda funcionam. A partir de agora, só celular digital.
 
Aqui, além de todos os problemas que já tivemos desde a fase de testes, quando se discutia qual dos três padrões era melhor (isso foi no já longínquo ano de 1998, ou seja, dez anos atrás), o início das transmissões está sendo problemático e a data fixada pelo governo para o final da transição (2016) parece coisa de ficção científica.
 
Aindo hoje, li na coluna de Sonia Racy no Estadão que o presidente Lula “determinou” que os fabricantes de celular incluam em seus novos aparelhos a capacidade de recepção do sinal de TV Digital. Ora, todo mundo sabe que esses modelos já existem e que custam mais caro do que um celular comum. Tem que ser assim. A demanda dos consumidores é que vai determinar, no futuro, quais aparelhos terão ou não esse recurso.
 
Só falta agora Lula e seu ministro das Comunicações dizerem, como no caso do conversor digital, que os fabricantes devem vender esse tipo de celular a R$ 100???

1 thought on “Falta só um ano…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *