Não costumo comentar aqui sobre filmes, mas é inevitável voltar ao fenômeno ´Tropa de Elite`, um dos mais inquietantes e provocativos dos últimos anos. Durante as duas últimas semanas, lendo a cobertura do importante Festival de Cinema de Berlim, achei que o filme não tinha a menor chance nessa competição. Praticamente toda a imprensa mundial – incluindo os influentes Variety e Le Monde, além dos principais jornais brasileiros – massacrou o filme, acusando-o de fazer a apologia da violência e de defender o preconceito contra as vítimas do crime, entre outras bobagens.

Bem, de duas uma: ou a chamada “grande imprensa” está perdendo sua influência, ou os profissionais de cinema estão querendo mesmo é provocar. ´Tropa de Elite´ ganhou o tão sonhado Urso de Ouro em Berlim e todo mundo teve que calar a boca, inclusive os críticos brasileiros que entraram nessa campanha.

Não sou crítico de cinema, e conheço bem poucos que vale a pena ler. Mas basta estar antenado com a situação do Brasil e do mundo para perceber que ´Tropa de Elite´ mexe com uma enorme ferida aberta na sociedade brasileira, que é o financiamento do tráfico de drogas pela classe média alta, que mantém seus consumidores. Em meio a tanto lixo cultural que vemos por aí, eis um filme que vale a pena ver, rever, comentar, debater e indicar.

Não vi os outros filmes que concorriam ao Festival, mas o pessoal de Berlim está de parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *