Um trabalho que nunca havia sido feito antes, mas que agora revela-se essencial, acaba de ser concluído pela TV Globo de São Paulo: um mapa completo da capital paulista, com todas as chamadas “áreas de sombra”, bairros onde o sinal de TV Digital não chega satisfatoriamente. Equipes técnicas da emissora fizeram medições em 300 pontos da cidade e concluíram que somente oito deles ainda têm problemas. Em todos os demais, o sinal está chegando perfeito.

Isto é, pelo menos o sinal da própria Globo, já que nem todas as emissoras vêm tendo esse cuidado. O processo é complicado e necessariamente demorado: na maioria dos países onde a TV Digital foi implantada, demorou cerca de dois anos para se ter transmissões estáveis. Nos próximos meses, veremos o que acontecerá nas demais praças, como o Rio de Janeiro, cujas transmissões devem começar em abril. Talvez até mais do que São Paulo, a capital carioca, por sua topografia, pode apresentar sérios desafios para as emissoras.

21331.jpgJá do lado do consumidor, o maior problema continua sendo a má qualidade dos conversores. Quem comprou um modelo barato achando que fazia um grande negócio deve estar arrependido. Por enquanto, existem apenas dois fornecedores do chip compatível com padrão de compressão MPEG4 (Broadcom e ST Microelectronics), e alguns chips têm dado problema. Diferente do mercado americano, por exemplo, onde é usado o padrão MPEG3.

 Aí, é a famosa “faca de dois legumes”: o Brasil optou por um padrão mais avançado, capaz de trafegar sinal na velocidade de 19Mbs (megabits por segundo), altíssima; agora, paga o preço dessa ousadia. Vai demorar algum tempo ainda até que tenhamos conversores de alta performance a preços acessíveis.

7 thoughts on “O mapa da TV Digital

  1. Esta opção por 19Mbs é boa.È melhor optar pelo melhor do que pelo pior como já aconteceu em outras épocas(Pal-M por exemplo)

  2. A opção por 19Mbs foi correta, é melhor nivelar por cima que por baixo. Terminando os ajustes das divergências, as más lembranças serão esquecidas.

    Goiânia – Goiás.

  3. Com a chegada ao Brasil da TV em alta definição de imagem e vendo que o Brasil optou por um padrão mais avançado que os USA, “em todos os aspéctos”, é lógico que as transmições do áudio será no mínimo em 5.1 canais, estou certo? Por Favor me tire está dúvida?

  4. Olar tudo bem,gostaria de saber de fato quando a tv digital ira realmente chegar ao Rio de janeiro, e quando sera lançado os primeiros convesore com o softwers ginga desenvovido para interatividade da tv digital no brasil. resp por favor

  5. Caro amigos. precisamos ter calma. estamos trabalhando com um sistema de transmissão de sinal digital inédito.
    Diferentemente do que muitos pensam. eu acho que estamos indo muito bem, mas no final teremos um sisrema de tv digital invejável.

  6. Essa eu li agora em outro Blog:

    São Paulo – Caso não seja informado se área em que mora recebe sinais para transmissão digital, legislação garante direito à devolução.
    O consumidor tem o direito de devolução do conversor de TV Digital caso a área em que mora não receba sinal para este tipo de transmissão, afirma a advogada do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Estela Guerrino.

    “Quem vende conversores de TV Digital deve informar o consumidor, no ato da compra, que há áreas ‘de sombra’, que não recebem o sinal para transmissão digital. Não é dever do consumidor saber disto”, diz Estela.

    Segundo um mapa criado pela Philips, divulgado nesta segunda-feira (07/04), o sinal de TV Digital não chega ou é considerado “regular” na maior parte da periferia de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *