elektra.jpgEm entrevista publicada pelo Estadão há alguns dias, o empresário mexicano Ricardo Salinas confirma seus planos de investir no Brasil. Entre vários outros negócios, Salinas é dono da rede de eletrodomésticos Elektra (1.600 lojas atualmente), do Banco Azteca e da TV Azteca, segunda maior do país. Um império avaliado em US$ 10 bilhões.

A rede Elektra pretende ter aqui 3.000 lojas (a maior rede brasileira, Casas Bahia, beira as 800 lojas). Se isso se confirmar, será com certeza um impacto violento sobre o varejo de modo geral, embora o foco de Salinas, confessadamente, seja a população de classes C e D.

O megaempresário começa abrindo uma agência de seu banco em Recife, que servirá como ensaio para vôos a outras grandes praças do País. Contou para isso com a ajuda do próprio presidente Lula. Curioso que, na entrevista ao Estadão, Salinas criou uma das melhores frases que já li sobre o Brasil. Letra por letra: “O melhor negócio no Brasil são os bancos. O segundo melhor negócio são bancos mal administrados”.

Não sou economista, nem sei o que os banqueiros pensam a respeito. Mas, de duas uma: ou Salinas acha que os bancos brasileiros não têm competência para enfrentá-lo, ou espera que, graças a suas boas relações, o governo irá ajudá-lo mesmo que seu banco não tenha bom desempenho aqui.

É esperar para ver.

3 thoughts on “Vem aí uma nova Casas Bahia?

  1. Orlando,
    Acho que ele quis dizer outra coisa: que um banco, mesmo mal administrado, ainda é o segundo melhor negócio no Brasil. Ou seja, os bancos estão muito à frente de qualquer outro negócio no Brasil – mesmo administrados de forma incopetente ainda são mais rentáveis que qualquer outro negócio.
    Grande abraço desde leitor assíduo,
    Luciano Guimarães
    S.J.Campos – SP

  2. Será que é mais um Eugênio Staub?Daqui a pouco c/ a ajuda do BNDES ele compra as Casas Bahia para fechar como a Gradiente fez c/ a Polivox e outros.A gradiente não desenvolveu tecnologia em todos estes anos ficou sendo uma fábrica de soldadores de circuitos e agora quer mamar mais uma vez nas tetas do governo.Poderia ter evoluído c/ a linha ESOTECH para o setor do audio Hi-end e nem isso fez.Um ex engenheiro dela está fazendo isto neste momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *