Pode parecer estranho um fabricante de produtos de massa apostar no conceito de automação residencial. Afinal, esse é um território delimitado, onde geralmente competem empresas altamente especializadas, que não apenas produzem equipamentos mas investem muito em software.

nhs_1040_main.jpgPara entrar nesse segmento, a Sony – que nos EUA é lider nas vendas de receivers – decidiu associar-se a uma das empresas que mais vêm crescendo na área: a norte-americana Control 4. O resultado chama-se NHS-1040 (foto), definido como um “sistema para a casa inteira” que é, ao mesmo tempo, sofisticado na concepção e fácil de operar. A partir de um receiver 7.1 canais, monta-se um sistema com vídeo HD 1080p (via Blu-ray player ou conversor de TV Digital), servidor A/V (memória de 160Gb), CD/DVD changer para 400 discos, rádio via satélite, entradas para até três fontes de sinal auxiliares e multiroom/multisource de áudio e vídeo (até 6 zonas).

O pacote completo, incluindo o software para fazer tudo isso funcionar, começa a ser vendido nos EUA em abril, a um custo estimado em US$ 40 mil. O feliz comprador ganha todos os keypads que irão equipar as paredes de seus vários ambientes e até um iPod-dock in-wall. Isso mesmo: você chega em casa e coloca o iPod na parede para carregar ou, se preferir, continuar ouvindo as músicas no sistema de home theater, ou no quarto, ou no banheiro…

Claro, uma brincadeirinha para poucos, por enquanto. Mas desconfio que essa é a tendência para os próximos anos. A propósito, quem quiser saber mais detalhes pode checar o endereço www.sonynewhome.com.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *