gps-no-painel-do-carro2.jpgPara nós, paulistanos, o trânsito está se tornando um verdadeiro pesadelo. Alguém discorda? Pois é, somando todas as horas que passamos dentro do carro – às vezes simplesmente sem sair do lugar – desconfio que estamos desperdiçando alguns dias por ano.

Bem, se não há solução à vista (pelo contrário, as vendas de carros só aumentam, o transporte público é precário e as ruas não vão aumentar de tamanho), pelo menos a tecnologia pode amenizar um pouco o sofrimento. A notícia vem dos EUA: pesquisa da CEA (Consumer Electronics Association) indica que os americanos estão passando cada vez mais tempo dentro de seus automóveis. Ou seja, não estamos sozinhos.

O estudo confirmou também que esses estressados motoristas pretendem investir mais e mais em recursos para seus veículos, o que vem a ser uma forma de compensar as horas perdidas no trânsito. Melhor para a indústria eletrônica, que está oferecendo boas novidades nessa área. O segmento deve crescer 13% este ano nos EUA, atingindo a espantosa cifra de US$ 12,8 bilhões.

É interessante analisar essa pesquisa. Ela diz que os motoristas passam, em média, 17 horas por semana no carro. E 38% dos entrevistados afirmaram que pretendem este ano comprar aparelhos para acompanhá-los nesses trajetos. Entre os aparelhos mais desejados, destacam-se CD/DVD players com controle remoto ou controle no volante, navegadores GPS e alarmes eletrônicos.

Pena que não haja uma pesquisa como essa no Brasil. O primeiro item da lista certamente seria o ar-condicionado, que é comum nos EUA, mas aqui ainda é privilégio de poucos. Para passar tantas horas no trânsito com o calor que tem feito, seria um belo investimento.

Os interessados podem comprar a pesquisa no endereço www.eBrain.org.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *