sgh-p906.jpgMeu palpite é que a TV Digital vai decolar primeiro nos dispositivos portáteis, e só depois nos TVs domésticos. Samsung e LG estão anunciando o lançamento dos primeiros celulares capazes de receber o sinal ISDB-T, com resolução 1-seg. E uma série de pequenos fabricantes está colocando no mercado receptores móveis para uso em notebooks e media players.

Com a chegada em massa do celular 3G, a partir de abil, milhões de pessoas vão querer assistir ao Jornal Nacional ou aos jogos do seu time na telinha do celular, enquanto esperam em meio aos engarrafamentos do trânsito, ou dentro dos vagões do metrô. Shoppings e restaurantes equipados com hot spots serão pontos de encontro de usuários de notebooks, que conseguirão receber o sinal das emissoras sem fio – e, o melhor, de graça.

Atentas a isso, algumas operadoras de telefonia já falam em oferecer serviços de TV móvel mais avançados, incluindo programação de canais como Cartoon e Discovery, além de games virtuais. Essas redes terão o desafio de brigar contra a TV aberta via celular ou notebook, um serviço público gratuito. Não vai ser fácil.

Mas pior ainda é a tarefa das emissoras abertas, se quiserem atrair o telespectador com programação de alta definição. Terá de haver muitos programas, e não apenas a novela ou o jogo de futebol no domingo, para seduzir esse fã da televisão.

TV no celular: essa, sim, será a grande revolução.

2 thoughts on “TV Digital móvel é pra já!

  1. tudo isso é uma maravilha se: a energia dos celulares forem compativeis, ja imaginaram alguém vendo uma copa do mundo, a qual aos 25minutos do segundo tempo a bateria termina? acredito que isso ja foi superado.

    jose lopes

  2. Quase três meses depois do lançamento da Tv Digital em SP e apenas uma emissora (Rede Record)opera com sinal 1 seg. Mesmo assim opera com resolução bem inferior ao que esperávamos da TV Digital. Outras emissoras como SBT, Rede TV e MTV operam também, mas sem som. Já a Rede Globo nem sinal chega.

    Acreditem se quiser.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *