p1020535.jpgPode parecer uma idéia maluca, mas os marketeiros muitas vezes dão a impressão de estarem obcecados por idéias malucas. Leio no site da Advertising Age, bíblia mundial da propaganda, que a Sony decidiu abrir os jogos do PlayStation à publicidade. Isso mesmo: os discos virão com anúncios que entrarão antes que o jogador possa abrir as telas dos jogos.

Na verdade, games com anúncios embutidos não são propriamente uma novidade. Esse é um mercado que já movimenta, só nos EUA, US$ 400 milhões por ano. A notícia é o fato da Sony admitir essa mudança conceitual de marketing, de olho num faturamento ainda maior para essa pérola de vendas que é o PlayStation. Com a decisão, as três maiores agências de publicidade on-line dos EUA (Double-Fusion, AdScape e IGA) poderão fechar acordos com os principais produtores de jogos para o PS3: Activision, Electronic Arts e Ubisoft. Além disso, a própria Sony – que possui sua divisão para criação de games – irá montar um departamento comercial com o mesmo objetivo.

A previsão da AdAge é que o bicho vai pegar entre agências e produtores de games. Esse mercado deve crescer em média 23% ao ano até 2012, e após essa jogada da Sony é improvável que a Microsoft queira ficar de braços cruzados.

Resta saber o que irão dizer disso tudo os jogadores: será que eles toparão conviver com anúncios invadindo suas telas?

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