Um vídeo que circula no YouTube (veja aqui) mostra que a finlandesa Nokia enxerga o futuro do celular de um modo diferente dos demais fabricantes. Trata-se de uma animação que mostra o protótipo de um aparelho-conceito chamado Morph. Se você acha que o iPhone é o máximo em avanço tecnológico, dê uma conferida.

O celular vai poder ser “vestido” como um relógio de pulso. Será feito de materiais recicláveis e repelentes a sujeira e bactérias. Se você, por acaso, derramar café ou refrigerante sobre o aparelho, a superfície de que é feito simplesmente expelirá o líquido, impedindo que penetre.

Seus componentes serão nanomoléculas: 10.000 delas juntas formam a espessura de um cabelo. E a alimentação será por energia solar.

nokia.jpgEm depoimento ao site NewsFactor, o diretor de design da Nokia, Bob Ianucci, explica que o projeto é resultado de incontáveis brainstorms com a participação de blogueiros e jornalistas especializados em tecnologia. “Queríamos idéias muito loucas”, conta ele, “não apenas inovadoras”.

A intenção é explorar as idéias de sua enorme base de clientes (a Nokia é o maior fabricante mundial de celulares), que poderão enviar sugestões e estas, garante Ianucci, serão mesmo analisadas. É o conceito de web-sharing levado às últimas conseqüências. Mas nada que tenha surgido por acaso. Há 16 anos, essa empresa fundada na Finlândia em 1865 decidiu abandonar todas as outras áreas de negócio em que estava envolvida e concentrar-se na criação e fabricação de celulares.

Como se vê, acertou em cheio: é hoje a 5a. marca mais valiosa do mundo da tecnologia, segundo o ranking da Interbrands.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *