income-tax-tom.jpgCada vez fica mais claro que empresário honesto no Brasil é um verdadeiro super-herói. Não bastasse a enxurrada de impostos e taxas que indicem sobre todo tipo de atividade, há uma burocracia infernal contra a qual todos nos sentimos impotentes.

Um amigo me conta que, por ter herdado um terreno na Inglaterra, propriedade de um parente morto, teve que pagar um imposto equivalente ao nosso IPTU. Pois ele entrou no site da prefeitura de lá, forneceu seu nome e em segundos abriu-se na tela de seu computador o formulário para fazer o pagamento. Assim mesmo: pela internet, via cartão, em alguns minutos. Imagine alguém aqui no Brasil tentando pagar seu IPTU pela internet. Nem em sonho…

Pois agora o governo paulista nos brinda com mais um prêmio. Começou a valer neste 1 de abril (e não é mentira) a nova norma de cobrança do ICMS, que incide sobre vários produtos. Agora, o imposto tem que ser pago quando o produto entra no Estado, e não quando é vendido. Ou seja, quem tem grandes estoques financia uma conta astronômica até que a venda se concretize. A medida deve afetar especialmente o comércio de itens como discos, livros, DVDs etc.

1 thought on “Os novos super-heróis!

  1. Sem falar que os consumidores detestam empresarios herois e honestos. Lojas oficiais cobram mais caro por seus produtos, são menso flexiveis na politica de descontos e demoram o dobro para entregar. O Cliente não quer saber se o imposto esta muito alto quando somos legalisados e a receita federal faz greve e atrasa toda a entrega. Bom é a muambeiro que cobra menos e a demora equivale a um “bate-volta” para Foz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *