Os brasileiros ainda vão passar por isso, quem sabe daqui a uns 15 anos… Mas, nos EUA, já começou uma corrida para a substituição dos televisores analógicos por modelos digitais. Como já explicamos aqui, no dia 18 de fevereiro de 2009 encerram-se as transmissões analógicas no País e os fabricantes interrompem a produção desse tipo de aparelho. Para os consumidores menos avisados, está no ar por lá uma campanha que se propõe a orientar sobre a melhor maneira de fazer a transição.

tvantigo.jpgPesquisa da CEA (Consumer Electronics Association), divulgada esta semana, mostra que grande parte dos usuários (48%) não pretende se desfazer de seu TV analógico mesmo com a opção de comprar um digital; a idéia é adquirir algum tipo de conversor. A pesquisa indica que cerca de 15 milhões de TVs analógicos serão desligados, mas poucos pensam em simplesmente jogá-los fora. Motivadas pelas campanhas eco-responsáveis, essas pessoas planejam revender os aparelhos, doá-los a instituições carentes ou encontrar alguma forma de reciclagem.

lixo.jpgOs números da reciclagem nos EUA, diz a CEA, são animadores. Entre 2005 e 2007, aumentou 30% a quantidade de pessoas que afirmaram ter reciclado algum aparelho eletrônico. E a quantidade de aparelhos jogados fora caiu, nesse período, em 7%. É pouco, mas com certeza é muito mais do que no Brasil, por exemplo, onde esse tipo de conscientização mal começou.

Em tempo: os números valem apenas para a população que só tem em casa TV aberta. Nos EUA, a quantidade de residências com TV paga é maior do que as que só acessam canais abertos.

Para quem quiser saber mais sobre reciclagem de eletrônicos, vale a pena dar uma olhada no site oficial da CEA: www.myGreenElectronics.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *