computa.jpgÉ crescente o clima de disputa entre as áreas do governo incumbidas pelo presidente Lula de definir uma política industrial para o País. Há os que desejam sinceramente leis que incentivem o desenvolvimento e a maior inserção do Brasil na economia mundial. Mas há também os que defendem medidas protecionistas e subsídios a setores específicos. E, como sempre, há os que gostariam de tirar proveito, qualquer que seja a política adotada.

Segundo a Agência Brasil, que divulga as atividades do governo, Lula determinou que seus ministros discutam e apresentem sugestões para implantar uma política industrial, algo que o País não tem desde os tempos da ditadura militar. Só que, na visão de Lula e seus assessores mais influentes, essa política passa por utopias como instalar fábricas de componentes eletrônicos. Quando decidiu reduzir os impostos para incentivar as vendas de computadores, o governo pensou que isso iria estimular a indústria nacional, o que de fato ocorreu. Só esqueceu que, para produzir, esses fabricantes precisam comprar componentes que só existem (a preço acessível) na Ásia.

O aumento das importações, que em 2007 gerou déficit comercial superior a US$ 8 bilhões, assusta setores do governo, que querem porque querem impor restrições. Vejam que primor este trecho tirado de um boletim da Agência Brasil: “Com investimentos do Ministério da Ciência e Tecnologia na ampliação da capacidade da indústria nacional, o governo quer reduzir em 60% as importações de componentes eletrônicos do país até 2010”.

Investimentos? Será que esses caras sabem quanto custa montar uma fábrica de componentes? Receio que se esteja querendo reviver a era da “substituição das importações”, dos anos 60/70, que até foi positiva para o País no início mas depois revelou-se um desastre total, gerando – entre outros males – a célebre reserva de mercado para informática. Se for isso, vamos continuar andando para trás.

1 thought on “Política industrial é isso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *