A propósito, li hoje a notícia de que a internet pode estourar sua capacidade de tráfego em 2010!!! Pois é, estaríamos a dois anos do novo bug do milênio?

youtube.jpgQuem afirma é Jim Cicconi, vice-presidente da AT&T, que vem a ser simplesmente a maior empresa de telefonia dos EUA. Numa palestra a autoridades inglesas em Londres, Cuccioni afirmou – diz o site ZDNet – que a rede atual não suporta o aumento contínuo do tráfego de dados, principalmente o compartilhamento de vídeos típico de sites como o YouTube. “Daqui a três anos, vinte residências médias irão gerar mais tráfego do que toda a internet atual”, prevê o especialista, em tom dramático.

Cicconi diz que seriam necessários investimentos da ordem de US$ 130 bilhões para um upgrade na estrutura atual da web que evitasse esse colapso. O volume de dados trafegado atualmente, prevê, irá aumentar cerca de 50 vezes até 2015. E há, segundo Cicconi, um vilão nessa história: a alta definição. Embora não seja necessário (as telas pequenas dos computadores não comportam esse tipo de sinal), cada vez mais internautas jogam na rede vídeos em HD, o que ajuda a enforcar ainda mais o tráfego.

“São oito horas de vídeos sendo despejados no YouTube a cada minuto”, revela Cicconi. “Logo, tudo será em HD, o que engole de sete a dez vezes mais banda. Para piorar, as pessoas querem compartilhar cada vez mais vídeos, que representa 30% do tráfego hoje mas vai subir para 80% em 2010. Não há espaço para isso”.

Alguém tem sugestões a respeito?

1 thought on “Congestionamento digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *