Bem, mas essa história de cada um defender o seu não é privilégio dos brasileiros. Em Nova York, recentemente houve uma greve de motoristas de taxi – e isso lá é coisa séria, pois afeta metade da cidade – contra a instalação de GPS nos carros (veja a notícia aqui).

A prefeitura de Nova York havia tornado obrigatória para os táxis credenciados a adoção de novas tecnologias, como pagamento com cartão de crédito e débito, monitor no banco traseiro para o usuário e um sistema de mensagens de texto. Os taxistas alegavam o alto custo de instalação e a invasão de sua privacidade, vejam só! Um juiz federal deu a sentença à favor da Prefeitura e agora todos são obrigados a instalar os novos recursos, ou não terão suas licenças renovadas.

taxis.jpgNesse caso, venceu o bom senso. O juiz disse que o interesse público (no caso, dos passageiros) é mais importante do que o interesse individual (dos taxistas). Faz lembrar dois movimentos semelhantes que aconteceram em São Paulo há alguns anos. O primeiro foi quando a Prefeitura resolveu obrigar os ônibus a instalarem catracas eletrônicas; os cobradores foram contra, e a idéia acabou abandonada. Depois, foram os frentistas de postos de combustível, que se rebelaram contra a instalação de máquinas automáticas para abastecimento (aquelas que o próprio motorista liga e desliga e que hoje são comuns em vários países).

Nos dois episódios, venceram o atraso e o corporativismo, sob a duvidosa alegação de que seriam cortados empregos para implantar as novidades. Como se um cobrador de ônibus (ou um frentista ou um motorista de taxi) estivesse condenado a exercer essa função pela vida toda.

Agora mesmo, há uma reação fortíssima em São Paulo contra a idéia de limitar o tráfego de caminhões em algumas áreas da cidade. As transportadoras já fazem até anúncios para dizer que o caminhão não é o culpado pelos problemas do trânsito. Por esse raciocínio, não há mesmo o que fazer: ninguém é culpado de nada, certo? Então, vamos nos conformar com os congestionamentos, só para não prejudicar o negócio das transportadoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *