Estudo do respeitadíssimo DisplaySearch prevê que a questão ambiental será cada vez mais levada em conta pela indústria eletrônica no design e fabricação de seus produtos – entre eles, é claro, TVs e displays. Os especialistas dizem que o sucesso de idéias como o MacBook Air (foto), da Apple, fará com que os fabricantes busquem novas soluções para consumir menos energia e, com isso, seduzir o consumidor.

macbook.jpgO segredo seria o uso de leds (diodos emissores de luz, em inglês) em lugar das lâmpadas convencionais CCFL (de catódio frio fluorescente) que fornecem brilho aos displays. O Air foi um dos primeiros notebooks com essa característica e, além de oferecer mais brilho e contraste, ainda economiza energia e representa menos risco ao meio ambiente porque em sua fabricação não são utilizados materiais nocivos como o mercúrio. Os leds também permitem produzir telas mais finas, como é o caso do Air e dos novos TVs OLED que Sony e Samsung estão lançando em alguns países (estes são um aperfeiçoamento da tecnologia de leds – veja este vídeo). “As lâmpadas são 50% mais finas”, diz Luke Yao, analista do DisplaySearch.

Por enquanto, os leds ainda custam aproximadamente o dobro das CCFL, mas isso está mudando rapidamente. Talvez não tenhamos tão cedo TVs de tela grande com essa tecnologia, mas para notebooks e dispositivos portáteis não há dúvida de que está aí a solução. O pessoal do DisplaySearch acha que até o final deste ano o número de aparelhos com tela de leds deverá quadruplicar, chegando a 16,7 milhões em todo o mundo. E os usuários de notebooks provavelmente serão os maiores beneficiados: a quantidade de computadores portáteis com led, que em 2007 representava apenas 0,1% do total, deve chegar a 38% em 2010, diz o estudo.

Se você quer se informar melhor sobre essa tecnologia, eis alguns links legais:

http://www.led-signs.com/

http://www.futurlec.com/LEDDisp.shtml

http://www.hitechled.com/

http://www.signsoutlet.com/

http://www.cs.nyu.edu

1 thought on “O futuro é do LED

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *