Comentei aqui na semana passada sobre o congestionamento de informações que pode travar a internet em 2010. Pois é, poucas pessoas parecem preocupadas com o problema, e a mídia em geral faz muito pouco para ajudar.

hightech3.jpg

A revista Veja desta semana traz uma interessante reportagem sobre o acúmulo de informação circulando pela internet. Interessante, porém inútil, ou mera curiosidade para quem não enxerga a tecnologia como algo prático para o dia-a-dia das pessoas, e sim mera curtição.

Vejam só o tipo de dados que a revista considera relevantes:

* Em 2007, foram enviados em todo o mundo 97 bilhões de e-mails por dia.

* As contas de luz dos data-centers existentes em todo o mundo, somadas, chegam a US$ 7,2 bilhões de dólares (mais da metade do PIB do Paraguai).

* Em um ano, os data-centers americanos consomem o dobro de toda a eletricidade gasta pelos moradores da cidade de São Paulo.

* As informações que circulam pelo mundo digital atingem o volume de 281 bilhões de gigabytes

* E este primor: se essas informações fossem impressas, a quantidade de papel utilizada daria para “embrulhar” o planeta sete vezes.

Incrível que alguém se preocupe em levantar (sabe-se lá como) esse tipo de dados, e ainda por cima divulgá-los. Respondam: o fato de saber disso tudo vai alterar de alguma forma a sua vida ou a sua atitude diante do problema? Duvido muito.

Bem, de qualquer forma, se alguém quiser perder seu tempo lendo isso, aqui está o link.

1 thought on “Abobrinhas tecnológicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *