Comentei aqui na semana passada um estudo do instituto americano de análise do mercado de tecnologia Display Search, sobre os displays de led. Pois agora o mesmo instituto revela sua previsão sobre os TVs OLED, considerados os sucessores dos atuais plasmas e LCDs: este ano serão vendidos, em todo o mundo, nada menos do que 17 milhões de displays desse tipo!

Bem, não vamos nos confundir. A tecnologia OLED (Organic Light-emitting Diode) é usada em TVs e principalmente telas pequenas, como as de celulares, PDAs, câmeras, media players, porta-retratos digitais etc. O número estimado leva em conta todos esses produtos. Ainda assim, será um salto fantástico: 380% em um ano. O estudo – que pode ser lido aqui em resumo – estende-se aos próximos anos, antecipando que em 2009 haverá um crescimento de 83% e em 2010 de outros 53%.

oled-xel-1.jpgNão me perguntem como eles fazem essas pesquisas. Mas o fato é que os OLEDs já estão à venda nos EUA (por enquanto apenas um modelo da Sony – veja a foto), e a previsão é de que ao longo do ano surjam lançamentos também da Samsung, LG e SDI. Serão vistos principalmente em notebooks e monitores para computador, com a identificação técnica de AMOLED (em português: painel de matriz ativa emissor orgânico de luz). Suas três características mais marcantes: brilho intenso, contraste várias vezes superior ao do LCD e principalmente a espessura mínima das telas, atingindo incríveis 2mm.

Já antevejo manchetes de alguns jornais e revistas no estilo “Jogue fora seu plasma”. Esse exagero é muito comum na mídia não especializada, dando a entender que toda novidade será um sucesso inevitável. O consumidor melhor informado sabe que não é assim. De qualquer modo, se as previsões do Display Search se confirmarem, o LCD vai ficar obsoleto antes do que se pensava.

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