notmadeinchina3.jpgO leitor Adelino Coletto escreve sobre comentário que fiz aqui queixando-se de que muitos produtos japoneses vêm com o selo “made in China”. Dá a entender que tudo que vem da China é de má qualidade, um preconceito herdado dos muitos anos em que os fabricantes chineses simplesmente copiaram (a custo baixo) o que se fazia em outros países.

Na verdade, isso ainda acontece hoje, mas em escala bem menor. As indústrias japonesas e coreanas também utilizam componentes feitos na China, cujo custo de fabricação é absurdamente mais barato. As empresas sérias, no entanto, mantêm domínio total sobre seus processos de fabricação e não abrem mão do controle de qualidade. Isso vale também para fabricantes europeus e americanos, muitos dos quais recorrem a fornecedores chineses de componentes eletrônicos.

O que é preciso entender é a regra infalível do sistema capitalista: produzir pelo custo mais baixo e vender pelo preço mais alto. Todos os fabricantes buscam essa fórmula, e hoje, como se sabe, nenhum país consegue competir com a China em custo de mão-de-obra. É por esse motivo, entre outros, que os aparelhos em geral vão ficando cada vez mais parecidos. O que, por sua vez, faz crescer a importância do design, que é uma forma de se diferenciar um produto ou uma marca.

Mas não tem jeito, meu caro Adelino, ainda vamos comprar muita coisa “made in China”. Para quem quiser se aprofundar no tema, este é um bom link.

china.jpgAliás, é cada vez maior o número de empresas chinesas nas grandes feiras internacionais. E a CES, que é a mais importante delas, acaba de fechar acordo com o governo e as indústrias da China para promover a SINOCES, que é uma versão chinesa do evento.

2 thoughts on “O que vem da China?

  1. Saiu um comunicado da Audioquest (cabos de alta performance) sobre cabo HDMI falsificado na China. Este cabo esta sendo vendido no Mercado Livre por 150 Reais, muito abaixo do preço do legitimo. Os clientes “espertinhos” que compraram estão na verdade pagando caro por uma porcaria de cabo que parece um Audioquest. Esta é a visão que o mercado tem dos produtos chineses!

  2. É verdade. Pelo que pude observar, sOmente os produtos HIGH END,HI FI, mantem sob seu dominio a construção e a qualidade de seus equipamentos. Deste forma so resta fazer um grande sacrificio e tentAR aos poucos conseguir fazer uma melhoria gradual dos nossos equipamentos.
    Abraços

    Adelino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *