O sempre alerta Vinicius Barbosa Lima me corrige e mais uma vez acrescenta detalhes valiosos ao assunto que comentei hoje. Na verdade, diz ele, as corridas de Fórmula 1 não são transmitidas em HD em nenhum país do mundo, pois a FOM (Formula One Management), empresa que manda no circo, não deixa. É isso mesmo: a FOM é responsável por todas as imagens que você vê nas provas internacionais de F1, e não possui equipamentos de captação para gerar sinal de alta definição.

Aliás, acrescenta Vinicius, eles estão negociando com a Panasonic para fornecer esse tipo de equipamento, mas querem cobrar uma nota altíssima pela cessão dos direitos às emissoras. Até agora não houve acordo. Todas as corridas são geradas com sinal Standard Definition, embora em formato de tela 16:9. No Brasil, esse sinal só é captado pela via digital; na TV analógica, nem isso.

As duas únicas corridas em que a FOM não gera a imagem são a do Japão (cujo sinal é gerado pela FujiTV) e do Brasil (Rede Globo). Mas, mesmo aqui, a Globo quer transmitir em HD e a FOM não autoriza. Vamos ver se isso muda no GP Brasil deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *