Excelente a idéia da distribuidora Syncrotape de introduzir no mercado um selo de garantia da procedência de seus produtos. A intenção, segundo Anderson Reis, diretor da empresa, é lembrar o consumidor sobre a importância de sempre verificar de onde vem o produto que está comprando, algo que infelizmente nem todo mundo valoriza.

Num país em que as pessoas buscam a todo momento levar vantagem (ainda que em prejuízo de outras), uma iniciativa como essa só merece elogios. A Syncrotape vem analisando o segmento onde atua há vários meses. A constatação é de que boa parte das marcas que representa acaba entrando no País por vias ilegais. Há aí uma mistura de esperteza com falta de informação. Muitos podem até adquirir o produto ingenuamente, achando que, ao pagar preço mais baixo, estão fazendo um grande negócio. Outros são simplesmente aproveitadores. O que acontece com a Denon, por exemplo, é um despropósito: uma das melhores marcas de receivers do mundo é negociada tranqüilamente via Paraguai.

Além do evidente risco que afeta quem compra (funciona no caso o famoso “La Garantia Soy Yo”), a própria marca é desvalorizada quando isso acontece. Já vimos esse filme várias vezes no passado, com marcas antes conceituadas – como Pioneer, Jamo e Yamaha – sendo desrespeitadas, muitas vezes com a conivência dos próprios distribuidores e fabricantes. Espero sinceramente que a Syncrotape consiga reverter o quadro. Evidentemente, a distribuidora não pode oferecer garantia e assistência técnica para aparelhos importados no mercado “informal”, daí a importância de uma campanha como essa.

De minha parte, posso dizer que a Revista HOME THEATER&CASA DIGITAL apoia integralmente a idéia e irá divulgar o selo de todas as formas possíveis. É o mínimo que podemos fazer para ajudar a moralizar esse mercado.

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