Que tal um projetor de vídeo por US$ 185.000? Se você quiser, já pode reservar – nos EUA – numa revenda da marca inglesa Meridian. Eles prometem entregar até setembro essa gracinha aí de cima, apresentada como o primeiro projetor de 10 Megapixels! O que isso significa? Resolução de 4.496×2.400 pixels (fazendo a multiplicação, chega-se quase a 10 milhões de pixels).

Bem, para quem não conhece a Meridian é daquelas empresas que só fazem produtos finos (e naturalmente caros). Não se contenta com o mais ou menos bom. Seus amplificadores, processadores, caixas acústicas etc. são da melhor qualidade. Por isso mesmo, não se destinam a qualquer bolso, nem a qualquer casa. Conheço Bob Stewart e Colin Aldridge, dois dos sócios (Aldridge já veio uma vez ao Brasil, a convite da Revista HOME THEATER), e sei como ambos levam a sério essa história de high-end.

O tal projetor utiliza a tecnologia D-ILA, da JVC, que infelizmente não pegou. Digo infelizmente porque já assisti a testes comparativos e fiquei impressionado com a qualidade da imagem. O problema foi que a JVC não quis abrir a patente do D-ILA e acabou ficando sozinha (mais ou menos como aconteceu com a Toshiba e seu HD-DVD). Como se sabe, hoje em dia nessa indústria ninguém faz nada sozinho.

De qualquer modo, deve haver compradores para esse possante, talvez até no Brasil (onde a Meridian é representada pela Som Maior). A Meridian garante que conseguiu melhorar o painel JVC, retirando sua máscara e com isso aumentando a resolução em nada menos do que 2 milhões de pixels. Além disso, trabalhou em parceria com a Marvell, que fabrica circuitos integrados para vídeo e desenvolveu um circuito chamado QDEO, também conhecido como “quiet video”, que retrabalha digitalmente cada pixel da imagem (mais detalhes neste link).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *