Ontem à noite realizei um sonho antigo: assistir a um concerto dentro de uma igreja. Na verdade, já tinha vivido essa experiência em Paris, onde eu e minha esposa chegamos às lágrimas ao ver um concerto de música barroca na Santa Capela (aliás, um lugar que não consta em nenhum guia turístico, mas que recomendo a todos que forem a Paris).

Desta vez, em Londres, foi diferente. Embora sozinho, também me emocionei assistindo ao London Concertante, grupo de câmera (nove integrantes) executar “As Quatro Estações”, de Vivaldi, mais peças de Mozart e a sempre cativante “Ária”, de Bach. Quatro violinos, duas violas, dois cellos e um cravo. Igreja lotada, público atencioso, no intervalo uma taça de vinho branco. Tudo isso por 20 libras. Precisa mais?

Sim, precisa. Não era uma igreja qualquer. Estávamos na St. Martin-in-the-Fields, no centro de Londres. À tarde, eu tinha visto parte do ensaio. Foi dessa igreja que saiu a Academy of St. Martin-in-the-Fields, uma das orquestras mais prestigiadas do mundo e cujos discos também já me emocionaram muito. Foi criada em 1958 pelo grande regente Neville Marriner, hoje aposentado. A igreja (foto) deve ser uma das poucas do mundo com acústica desenhada para reproduções musicais. Não há microfones, a não ser para as apresentações iniciais dos músicos. Tudo é analógico e natural, como deve ser a boa música.

Um concerto assim equivale a uma bela oração.

1 thought on “Música dentro da igreja

  1. Pois é, a acústica me parece ser um item fundamental quando se constroem salas de apresentação. Os antigos construtores de catedrais eram sábios na arte, e como se extinguiram, os seus segredos ficaram no tempo. Se não bastasse a acústica, o local também parece que colabora por ser um espaço de tranquilidade, onde circulam energias positivas.
    Nos tempos não tão antigos quando os rituais religiosos(missas, cultos) continham a execução de musica coral, que emocionava a todos. A música humaniza as pessoas. Beethovem dizia : “o que vem do coração, volta ao coração “.
    Felizes são os que podem frequentar um espaço desta categoria.
    Abrs.
    Adelino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *