Conversando hoje com o vice-presidente da Samsung para a área de displays, o simpático sr. Shin, ouvi uma afirmação taxativa: a tecnologia OLED não vinga antes dos próximos cinco anos. Diante da minha surpresa, mr. Shin foi mais longe: a Sony é que estaria tentando forçar as vendas desse produto, que ainda não está suficientemente maduro para ser colocado no mercado.

Pois é, só estando num evento como a IFA (e conversando com as pessoas certas) para saber dessas coisas. Estamos vendo aqui todo tipo de tela fina, e olhando-as lado a lado, com demonstrações tão perfeitas (veja na foto), é impossível afirmar: esta ou aquela é melhor. Quem sabe a resposta é quem está do lado de lá do balcão, isto é, por dentro dos laboratórios, testando e fuçando nos equipamentos. Nós, que vemos só a parte da frente, podemos nos iludir com uma demonstração bem feita. E confesso que, após tantos anos visitando feiras, não me iludo com mais nada.

O que sei, e esta IFA está provando, é que os TVs estão ficando cada vez mais finos, como já comentei aqui. Mas, cá entre nós, que diferença faz se o seu TV tem 1, 2, 3 ou 5 centímetros de espessura? Vai mudar alguma coisa na decoração da sua sala? O próprio mr. Shin riu maliciosamente quando toquei nesse assunto. Ele acha, por exemplo, que antes do OLED chegar a um preço competitivo o LCD ainda vai melhorar muito, e se tornar mais fino, graças aos backlights de LED, que entre outras vantagens são mais duráveis do que as lâmpadas dos LCDs e não emitem material poluente. Acrescento: os painéis de LED são mais baratos, uma vantagem que a indústria não pode desprezar.

Então, ficamos combinados: vamos de LCD por mais alguns anos, até que apareça algo melhor? Aliás, este link tem uma boa explicação a respeito.

2 thoughts on “LCD, LED, OLED…

  1. E o plasma? O que tem de novidade aí além da Panasonic de 2.5 cm?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *