Uma das boas polêmicas desta IFA 2008 é a questão do processamento de imagem nos novos televisores. Sony e Samsung entraram numa curiosa disputa. A Sony espalhou pelas ruas de Berlim outdoors com a chamada: “Venha conhecer o primeiro TV de 200Hz do mundo”. Pois bem, quando abriram-se as portas da IFA lá estava a Samsung também com seu TV de 200Hz. Para não ficar atrás, a LG não deixou por menos: um de seus TVs teria 600Hz!!!

Vejam só, mais uma inútil briga de números que não leva a nada. Os sites especializados internacionais estão fazendo piada com as três empresas. E agora? Na verdade, os TVs mais avançados que já estão no mercado fazem a leitura do sinal na velocidade de 120Hz, que é considerada excelente; a maioria o faz em 50Hz; e há também alguns que trabalham com 100Hz. Na passagem dos 50 para os 100, realmente foi possível notar uma boa diferença: basta comparar um TV de, digamos, cinco anos atrás com um atual. Agora, de 100 para 120 e mesmo para 200, confesso que não consigo ver o que muda. Perguntei para alguns colegas estrangeiros aqui na IFA e eles também não conseguiram.

O mais interessante é que o público não deve estar nem aí para essa questão. Responda: se você for comprar um TV, vai se decidir com base nos tais hertz? Melhor ignorar esse tipo de especificação.

1 thought on “Mais brigas de números

  1. Não sei se esta especificação não é importante mesmo, Orlando. Tenho uma TV de LCD HD da Sony e, para assistir jogos de futebol e outros esportes, ela deixa muito a desejar, principalmente pela impressão de rastro que dá na tela. As imagens em movimento não são lá muito reais. Então, acho que a velocidade de leitura do display deve ser um item importante sim! Para pensar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *