Ontem, sábado, dei mais uma passada no estande da Panasonic para conferir o novo plasma NeoPDP, nome escolhido pela empresa para definir os plasmas de última geração (veja o vídeo). Como se pode ver, o display é finíssimo. Bem, não é novidade que o plasma ainda supera o LCD em aspectos como contraste e resolução, que são essenciais na reprodução de filmes. E a Panasonic faz um esforço enorme para aprimorar essa tecnologia, na qual já investiu bilhões. Não vemos por aqui outras empresas dando tanto destaque aos plasmas; para a maioria, só interessa o LCD.

Isso, porém, está longe de significar o fim do plasma. Ao contrário, com esses novos displays finos pode ser que a Panasonic consiga recuperar mercado. O LCD continua apresentando um problema sério de excesso de pixelização. A imagem parece menos real, chegando a lembrar alguns videogames de alta resolução. Se você olhar bem de perto, principalmente rostos e cabelos perdem naturalidade.

Mas, e daí? perguntará o leitor que é fã do LCD. Sim, e daí? Ninguém assiste televisão tão de perto assim. E mais: o LCD nasceu para o uso em monitores de computador, e as novas gerações estão acostumadas a isso; portanto, para esse tipo de usuário a imagem do LCD é mais natural. Alguém discorda?

Ah! Esqueci de um detalhe: a demonstração do plasma Panasonic NeoPDP acessando o YouTube foi genial. Em termos de marketing, um golaço!

1 thought on “Vida longa ao plasma

  1. Esse tipo de observação já notei em uma loja aqui em Fortaleza. Havia três televisores, duas de LCD sendo uma de 47 FullHD e uma HDTV normal de Plasma de 50 pol, todas da LG. Sem duvida a Plasma tinha uma imagem mais natural e com cores mais realçadas que a FullHD e rastros inexistentes como na LCD. Até por enquanto prefiro a Plasma como requisito para quem quer qualidade e naturalidade de imagem. Não troco por enquanto a Plasma pela LCD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *