Você já ouviu falar de Peter Thuvander? Provavelmente não. Mas talvez comece a ouvir daqui por diante. Lendo o site da Electronic House, descobri a mais recente invenção desse cara: um iô-iô que recarrega do iPod e, por extensão, tem a capacidade de alimentar qualquer aparelho portátil desse tipo.

Thuvander é sueco, e lá, como em tantos outros países, a preocupação com a economia de energia e a reciclagem de eletrônicos vem aumentando. Muita gente usa energia solar, mas como se sabe na Escandinávia o sol dá as caras somente de vez em quando (metade do ano é neve pura). De tanto ter que recarregar seu iPhone, ele acabou se lembrando do iô-iô, brinquedo que foi febre mundial há duas ou três décadas.

No seu site pessoal, Thuvander explica: embutiu num iô-iô uma célula que armazena energia e com os simples movimentos do brinquedo consegue recarregar seu player portátil. O processo se baseia no fenômeno físico da indução, que segundo fui conferir no site Hyperphisics acontece quando movimentos rápidos e constantes geram energia suficiente para “induzir” uma certa carga magnética (se é que entendi direito; me corrijam, por favor, se estiver errado).

Bem, Thuvander explica que foi buscar suas teorias neste endereço: http://www.reelight.com/. O importante é que conseguiu alimentar seu iPhone e assim provar que o tal iô-iô funciona mesmo. Vai agora procurar alguém que queira fabricar a coisa e lhe pagar um bom dinheiro pela patente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *