Enquanto isso, aqui no Japão é um choque cultural atrás do outro. Em poucas horas desde que cheguei, já pude ver algumas demonstrações práticas da diferença entre um país civilizado e outros… bem, nem tanto assim.

Primeira: ninguém aceita gorjeta. Nem o carregador de malas do aeroporto, nem o taxista, nem o porteiro do hotel. E não adianta insistir.

Segunda: nota-se que os japoneses têm dificuldades enormes para falar inglês (ou qualquer outro idioma estrangeiro). Mas como se esforçam! E fazem o possível para te ajudar. E ainda pedem desculpas quando alguma coisa não sai direito.

Outra: todas as placas de sinalização (ou pelo menos a maioria) mostram o texto em ideograma japonês e, ao lado, a tradução em inglês. Não sei como deve ser no interior do País, mas aqui em Tóquio é assim. Uma prova de respeito aos estrangeiros que aqui chegam.

Bem, outra curiosidade que notei (esta talvez as mulheres não gostem muito): tanto no aeroporto quanto no hotel, quem carregou minhas malas foram mulheres. Por mais que insistisse, não consegui convencê-las a me deixar ajudar. Malas pesadas, mas ainda assim elas fazem o serviço com eficiência e presteza. E jamais deixam de sorrir para o visitante.

Acho que terei mais choques culturais nos próximos dias. Prometo contar todos aqui.

1 thought on “Choque cultural

  1. Muito interessante a diferença entre as culturas e civilizações. Deveríamos tentar aprender algumas coisas com os orientais, principalmente virtudes como a tolerância, a disciplina e a organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *