O que mais está me chamando atenção aqui na CEATEC é a preocupação de quase todos os fabricantes com a questão ambiental. É difícil encontrar um estande onde não haja pelo menos uma referência ao assunto, seja com produtos que consomem menos energia, seja com políticas de reciclagem ou com o uso de componentes menos agressivos à natureza.

A Panasonic, por exemplo, que eu saiba a empresa que primeiro levou o assunto a sério, ainda na década passada, montou em seu estande um verdadeiro mostruário de peças usadas em seus equipamentos e que são recicladas. Tanto as partes metálicas quanto as plásticas, incluindo até pequenos parafusos, foram colocados em pequenos frascos de vidro para que todo mundo veja como a empresa atua nessa área. Sem dúvida, um belo marketing (no caso, posso testemunhar que a empresa realmente pratica o que diz, pois conheci sua unidade de reciclagem, perto de Osaka, três anos atrás).

Mas, pelo menos aqui na CEATEC, quem mais está valorizando a questão do meio ambiente é a Sharp. A empresa montou duas maquetes espetaculares – sou suspeito para comentar, porque adoro maquetes em geral. Fiz até um vídeo, disponível aqui. Eles montaram uma “cidade” inteira alimentada por painéis de energia solar, com prédios, carros e tudo mais. Um show de criatividade e – se realmente for pra valer – de respeito à natureza.

Aliás, na semana que vem devo conhecer a fábrica de LCDs da Sharp, na cidade de Kameyama, próximo a Nagoya. E quero ver de perto como eles tratam essa questão. Sei que há um investimento enorme na tecnologia de captação solar. Aliás, o Japão é campeão nas preocupações ambientais. Não é por acaso que aqui foi assinado o famoso (e tão maltratado) Protocolo de Kyoto.

Em tempo: nossa cobertura da CEATEC (tem muita coisa interessante) está no site www.hometheater.com.br. Aguardo os comentários (positivos ou negativos) de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *