Enquanto por aqui ainda estamos tentando nos achar com nossos GPS (não tenho, mas conheço várias pessoas que têm e sentem-se mais perdidas do que antes), no Primeiro Mundo já se trabalha com uma visão futurista dessa fantástica invenção. Vi pessoalmente no Japão um GPS que conversa com o usuário, num papo animado que mais parece um programa de entrevistas. Agora, descubro no curioso site www.popsci.com a notícia de que o famoso MIT (Massachusetts Institute of Technology), dos EUA, está desenvolvendo um projeto-piloto chamado CarTel – que não se perca pelo nome!

A idéia até que é simples: dotar os veículos de um sensor que envia permanentemente informações a uma central de monitoramento do trânsito. Essa central analisa os dados recebidos de todos os carros conectados, processa e devolve na forma de orientações sobre congestionamentos, acidentes e melhores rotas. No momento, o projeto está sendo desenvolvido pelo MIT na cidade de Boston, apenas numa área delimitada e com 50 carros interligados. “Já diminuí meu tempo de trajeto de casa para o trabalho em 25%”, diz o coordenador do estudo, Hari Balakrishnan.

Se der certo, a idéia será ampliada para outras áreas da cidade e para outras cidades americanas que se interessem pela experiência. Há quem duvide que as pessoas aceitem ter seus carros monitorados dessa forma – claro, o pessoal da Central sempre irá saber onde você está. Mas esse talvez seja o preço a pagar para escapar dos terríveis congestionamentos e ter uma qualidade de vida um pouco melhor.

E então, você, que mora numa grande cidade e passa horas por dia dentro do seu carro, toparia aderir a um sistema como esse? Está em dúvida? Veja mais detalhes neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *