Precioso artigo de Vinicius Barbosa Lima, que sai na próxima edição da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL, mostra como se pode (e se deve) fazer um bom teste de caixas acústicas – de preferência antes de comprá-las. Este é talvez o item mais complicado de um sistema de áudio, o que provoca as mais quentes polêmicas e o que, muitas vezes, induz o consumidor a erros.

O texto de Vinicius é extremamente didático e detalhista. Coincidentemente, encontrei esta semana no site americano AVR Forum o relato de uma experiência que, se bem feita, poderá ser de grande utilidade a todo mundo que atua no setor. Aliás, uma experiência que eu mesmo já pensei em promover, mas até hoje não foi possível. Eles selecionaram 2.000 pessoas – pelo menos, é o que dizem – que têm alguma familiaridade com equipamentos de som; não necessariamente profissionais, mas gente que se preocupa com o assunto e mantém o hábito de ouvir música de qualidade. Esses 2.000 eleitos vêm passando por sessões “cegas” de testes com diversos equipamentos, principalmente caixas acústicas.

Detalhe: para viabilizar o trabalho, foram construídas cinco salas de audição idênticas, com o grupo dividido em turmas de oito pessoas. Em horários determinados, os integrantes de cada grupo se reúnem numa sala e passam algumas horas ouvindo caixas ocultas, sem identificação de marca ou modelo. Mantêm-se o mesmo equipamento de amplificação, a mesma fonte de sinal e os mesmos cabos em todas as salas, e as audições são sempre com os mesmos discos: faixas selecionadas de Pink Floyd, do cantor country Waylon Jennings, do grupo de rap/soul Public Enemy e trecho de uma peça de Beethoven.

Bem, se tudo isso é verdade não sei. O site já divulgou um resultado parcial dos testes, nos quais duas marcas ganharam a preferência “cega” dos ouvintes: Magnepan e Martin Logan. Difícil acreditar numa supremacia tão destacada, considerando que, segundo os coordenadores, foram avaliadas “dezenas” de marcas e modelos. Mas o trabalho continua e eles prometem divulgar os resultados finais quando terminarem. Agora, o interessante é a metodologia: sinceramente, não conheço outra forma mais justa de avaliar equipamentos eletrônicos.

Alguém se habilita a promover algo assim no Brasil? Para entender melhor como é feito o teste do AVR Forum, leia aqui.

1 thought on “Testando caixas acústicas

  1. Caro Orlando.
    Acho pouco provável que alguém no Brasil tenha a sensibilidade da prática de ato parecido com o experimento citado, pois ninguém gostaria de provar que as caixas acústicas mais caras podem soar mal.
    Hoje, compramos marcas, como a única certeza de que o som soará bem aos nossos ouvidos. Entretanto, nem sempre é assim.
    Ouvir sim, é a grande chave para os problemas de caixas acústicas, assim como quem compra um sofá, nele tem que sentar para ver se é confortável, aos ouvidos devemos a mesma obrigação.
    Por isso, nem sempre o barato sai caro, e para isso, temos que enfrentar o medo de mostrar a algum amigo que uma caixa marca “x” pode ser tão melhor que qualquer outra marca famosa e cara existente no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *