Fiquei feliz ao ler no IDG Now que a Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo irá promover, nesta 5a. feira, seu primeiro Mutirão do Lixo Eletrônico (que eu saiba, é também o primeiro do Brasil). Diz a notícia que funcionários da Secretaria estarão recolhendo pilhas, baterias e celulares usados, para enviar à reciclagem.

A coleta será feita ao mesmo tempo em 372 cidades do Estado, onde haverá 2.162 urnas para que as pessoas depositem seu lixo tecnológico, das 8 às 18hs. Os locais estão listados no site que a Secretaria criou especialmente para esse projeto. A reciclagem será feita na Suécia e na Bélgica, sob responsabilidade da empresa especializada Umicore. A Secretaria diz que um mutirão do gênero já começou em Campinas, onde foram recolhidas 4 toneladas de lixo eletrônico.

Que ótimo! Espero que seja o primeiro de uma série. E que se amplie para outros estados. E que em breve inclua outros tipos de produtos que as pessoas costumam descartar por aí: teclados, mouses, pen-drives, cabos, fitas magnéticas, CDs, disquetes e principalmente TVs e monitores CRT. Digo principalmente porque os tubos de raios catódicos (CRT) possuem componentes químicos tóxicos que, dependendo da forma como são manipulados, podem até matar.

Então, estamos todos convocados para fazer a nossa parte nesta 5a. feira, certo?

2 thoughts on “Lixo eletrônico “made in Brasil”

  1. Por favor, tenho muitas fitas magnéticas para me desfazer… Gostaria de saber como proceder? Pensei em desmagnetizá-las mas, não encontro no Brasil, uma m´quina para locar… Alguma sugestão? Aguardo e agradeço. Abs, Heloisa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *