Escrevi aqui anteontem sobre a tentativa de massificar o conceito de automação residencial, e agora vejo que a Sony confirma aquilo que anunciou meses atrás: está entrando firme nesse segmento, no mercado americano. Lá, com crise e tudo, as pessoas buscam a automação residencial como forma de economizar energia, tempo e dinheiro (além, é claro, de terem mais conforto e comodidade). Este é um conceito absolutamente consolidado entre os americanos.

Agora, com a entrada da Sony, tende a se popularizar. Ou, pelo menos, atingir uma camada da população que sequer sonhava com isso até algum tempo atrás. Para tanto, a empresa japonesa se associou à americana Control 4 (lembram-se? É a mesma que faz parceria com a Telefonica aqui no Brasil). O sistema Sony HomeShare pretende convencer as pessoas a implantar recursos de automação sem fio, que permitam não apenas utilizar vários produtos da Sony mas integrá-los a outros equipamentos da casa. Este site explica tudo em detalhes.

O conceito vem embutido na nova linha de produtos para home theater da Sony para o mercado dos EUA. Os receivers top de linha (modelos STR-DA4400ES e 5400ES), por exemplo, trazem recursos como conectores Cat5 e Ethernet, para facilitar a criação de redes domésticas, e acessam os serviços de download de música Rhapsody e ShoutCast. Há ainda uma linha de caixas acústicas e subwoofer de embutir, incentivando a instalação de sistemas multiroom a partir do receiver, integrado a uma central de automação sem fio (fornecida pela Control 4, mas vendida com a marca Sony).

É o que a empresa chama de “Sony Shower”, ou seja, um “banho” de som em toda a casa, conforme a figura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *