Hiroyuki Nagano (foto), responsável pela divisão de plasmas do grupo Panasonic, é provavelmente a pessoa mais qualificada para falar do futuro dessa tecnologia. Pois ele falou, na semana passada, durante o evento FPD International, em Yokohama, apresentando o que chamou de “road map” do plasma para os próximos anos. É bom levar a sério porque a Panasonic é, na prática, a única grande empresa que continua apostando no plasma – não por acaso, está construindo sua quinta fábrica de painéis PDP, em Amagazaki, que deverá entrar em produção em maio.

Mas vamos aos principais tópicos do que disse mr. Nagano, aqueles que nos interessam mais de perto:

“A tecnologia de plasma ainda é imatura, tem muito a evoluir. Enquanto uma lâmpada fluorescente apresenta 100% de eficiência na emissão de luz, um painel de plasma tem apenas 3%”.

“Com a geração NeoPDP, conseguimos dobrar a eficiência do plasma. Agora, o desafio é reduzir o consumo de energia em pelo menos três quartos até 2.011”.

Em tempo: NeoPDP é o nome que a Panasonic deu a sua nova linha de plasmas, que vimos na IFA em agosto (veja o vídeo). Segundo Nagano, os primeiros modelos desse tipo chegam ao mercado internacional em 2009.

“Os plasmas continuam sendo a melhor opção para telas grandes. Para o LCD, reservamos o segmento até 30 polegadas, que gera grandes volumes de venda e também é muito promissor”.

Ao ser perguntado por um repórter do jornal Nikkei Business, de Tóquio, sobre o fato de que só a Panasonic ainda investe no plasma, mr. Nagano não se abalou: “Também há dois fabricantes coreanos. Isso não nos preocupa. Em termos de volume, o mercado de plasma de fato é menor que o de LCD. Mas não é um simples nicho. Ao contrário, é mais lucrativo. O custo de fabricação dos painéis de vidro é bem menor. E estamos conseguindo reduzir também o custo dos circuitos que vão sobre os painéis. A tendência é que o plasma se torne mais rentável ainda, com o decorrer dos anos”.

Falou quem conhece. Vamos ver se a realidade confirma essas palavras.

4 thoughts on “O mapa do plasma em 2009

  1. CONTINUO APOSTANDO NO LCD QUE POR SUA VEZ TEM MELLHOR DEFINIÇÃO DE IMAGEM

  2. Sei que o LCD esta evoluindo (novos LCD’s com led’s) mas a questão de resolução já foi resolvida em telas de 42″ no Plasma com os novos modelos de FullHD, por isso continuo com a tecnologia Plasma (atual TH42PV70LB Panasonic HD 720p, em breve fullHD)

  3. Prefiro a Plasma ao LCD. As imagens da Plasma são muito mais naturais e não tem o efeito indesejável de blur das LCDs. As novas Plasmas também já tiveram a questão de consumo já resolvida uma vez que as antigas eram mais gastonas ao passo que as novas já são bem mais economicas. Possuo uma Panasonic PV80 de 42 pol e ela praticamente não esquenta.

  4. Depois de muito ler sobre as tecnologias, optei pela plasma linha 2010, da panasonic 50 pol. p50v20b, em demonstração em um shoping de Brasília. Todos que passavam paravam para apreciar a imagem. O painel PDP é realmente algo incomparável, a PANASONIC é lider de vendas no JAPÃO, isso já é um bom sinal. E outra, para os sinais abertos, TV a cabo, as plasmas são imcomparáveis, LCD só para games; imagens em movimento só PLASMA, de preferência da PANASONIC, uma tv com imagens naturais…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *