A LG acaba de marcar um belo gol ao montar uma exposição sobre design de celulares, para mostrar o que seu departamento de design está bolando para os próximos meses e anos. Engraçado que a empresa coreana (eterna rival da Samsung) não escolheu seu próprio país como palco para essa mostra, nem cidades como Nova York, Londres ou Paris, que seriam uma opção natural. A exposição aconteceu esta semana em… Tóquio – isso mesmo: o centro da indústria japonesa.

O IDG Now traz um breve relato do evento, com imagens de alguns celulares mostrados pela LG, como o da foto ao lado. São realmente de cair o queixo! Aproveitei e fui pesquisar outros modelos de celular que estão sendo ou foram lançados recentemente, na linha do “o-que-interessa-é-o-design”. Vejam nas fotos abaixo. Fica claro que esse produto tão comoditizado entra agora na fase do apelo afetivo junto ao consumidor. Conectar-se via 3G, exibir programas de TV, tirar fotos em 4 ou 5 megapixels, tocar música e acessar a internet passam a ser recursos default dos bons celulares, ou seja, os modelos que não trouxerem esses avanços terão cada vez mais dificuldades num mercado tão competitivo.

Mas o que irá diferenciar um celular do outro – assim como acontece com TVs, por exemplo – é o design. Ou, explicando melhor, a interface com o usuário, algo que alguns marketeiros definem como “uma relação de afeto entre o consumidor e seu aparelho”. Não duvido. E, considerando que o Brasil é o País onde (proporcionalmente) mais se vendem celulares hoje em dia, fica a sugestão para a LG: trazer essa exposição cá. Não seria legal?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *