Fiquei sabendo esta semana que a Philips não irá participar da CES, em janeiro. Será a primeira vez que a gigante holandesa se ausenta do evento mais importante da indústria. À primeira vista, pode parecer sinal de fraqueza. Mas não é bem assim. A empresa terceirizou todos os seus negócios na América do Norte, e a CES, como se sabe, é um evento muito focado no mercado americano.

Na verdade, o que a Philips fez foi um acordo com a japonesa Funai, que desde meados deste ano tornou-se responsável pela comercialização de seus produtos nos EUA e Canadá. Primeiro, foram os televisores, agora os DVD e Blu-ray players, além de sistemas de home theater. A disputa contra chineses e coreanos, cada vez mais acirrada, parece que não vale mais a pena para os holandeses, que preferem se concentrar em outros segmentos.

Segundo fui informado, a decisão vale apenas para a América do Norte. Não afeta os negócios da Philips na Europa, que sempre foram sua prioridade. Mas é um indicador: a empresa não quer mais perder dinheiro, no que faz muito bem. Quanto ao Brasil e à América Latina, há um enorme ponto de interrogação. O presidente é interino (o titular, Paulo Zottolo, saiu há cerca de dois meses), e enquanto não for escolhido o novo, nada – ou muito pouco – poderá ser feito.

3 thoughts on “Saindo de fininho…

  1. O interessante, Orlando, é que este ano a CES está oferecendo, a pouco mais de um mês do evento, um bom desconto nas diárias dos principais hotéis conveniados de Las Vegas. É a primeira vez que isto acontece, se me lembro bem. Sinal dos tempos de recessão? Vamos ver se este ano a CES consegue reunir as 150 mil presenças dos anos anteriores.

  2. A Philips está aos poucos largando o mercado americano. Aqui ela vai seguir os passos de seus concorrentes e focar no varejo. Mercado especializado não é seu foco mais aqui no Brasil, tanto que colocou para atender estes profissionais uma pessoa com eterno mau humor e sempre reclamando da empresa que trabalha e dos próprios clientes. Escrevam o que digo: O mercado especializado de áudio e vídeo está com seus dias contados no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *