Um dos blogs mais legais para quem gosta (ou vive) de comunicação é este: www.geneton.com.br. Para quem não se lembra, Geneton Moraes Neto, o autor, é repórter e produtor da TV Globo, trabalhando principalmente para o canal GloboNews. A lista de personagens que Geneton já entrevistou, e dos quais tirou declarações marcantes, não deixa dúvidas sobre sua competência. Vejam só alguns nomes: Woody Allen, Caetano Veloso, Chico Buarque, Nelson Rodrigues, Oscar Niemeyer, José Saramago, João Saldanha, o escritor americano Anthony Burgess, o historiador inglês Paul Johnson e um longo etc. Entre no blog e confira.

Foi lá que encontrei um artigo intitulado “Anúncio Fúnebre: Os Jornalistas Estão Enterrando o Jornalismo”, em que Geneton detona, de modo brilhante, a classe à qual pertencemos (eu e ele). A constatação é dura, porem inevitável: em sua grande maioria, as pessoas que comandam os jornais hoje são burocratas que não se dão ao trabalho de ir buscar as notícias que realmente interessam ao caríssimo leitor. Esse é, diz Geneton, um dos motivos da queda contínua nos índices de leitura pelo mundo afora.

Na era da televisão e da internet, as duas mídias mais poderosas que o homem já inventou, jornais diários limitam-se a reproduzir em manchetes as mesmíssimas notícias que o público já digeriu no dia anterior através dos meios eletrônicos. Que interesse há, por exemplo, numa manchete como “Chuvas em Santa Catarina matam 20” (saiu em vários jornais nesta 2a. feira), quando todo mundo – ou, vá lá, a maioria – já havia lido, visto e ouvido sobre isso no domingo? O mau hábito se repete insanamente todos os dias, nas manchetes sobre economia, esportes, política, enquanto os detalhes que explicam esses fatos, e que deveriam ser a matéria-prima dos jornais impressos, ficam em segundo plano.

Bem, deixo para os leitores a tarefa de entrar no www.geneton.com.br e conferir esse e outros deliciosos artigos do cara. No caso, a definição é perfeita: Geneton é o cara!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *