Sobre o comentário que fiz aqui ontem a respeito do uso indiscriminado de celulares pelas crianças, vejam a coincidência: acabo de ler notícia da agência AP dando conta de que o governo japonês pretende introduzir uma lei exatamente para esse tipo de controle. “Os pais estão dando celulares a seus filhos sem pensar”, comenta Masaharu Kuba, responsável pela iniciativa dentro do governo local. “No Japão, os celulares se tornaram um brinquedo muito caro”.

Kuba não se refere propriamente ao preço dos celulares, que lá custam (proporcionalmente) bem menos do que aqui. Fala dos crimes cibernéticos, aos quais crianças e adolescentes são induzidos pelo uso exagerado de equipamentos eletrônicos. A idéia por lá é fazer uma campanha que leve os pais a aumentar o controle sobre seus filhos. Esta semana, o primeiro-ministro Yasuo Fukuda aprovou moção de apoio a uma ação dentro das escolas para limitar o uso de celulares e também o tempo que as crianças passam na internet. Foi aprovada também recomendação para que os fabricantes lancem celulares que só possam ser usados para falar, e não enviar fotos, vídeos, mensagens de texto etc.

Ou seja, uma completa reversão na evolução tecnológica. Quanto menos recursos, melhor. E o pior é que o primeiro-ministro tem razão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *