Uma das demonstrações mais interessantes que vi na CES foi no estande da Monster (veja aqui o vídeo). A empresa que é líder mundial em cabos e conectores quer se tornar, também, a primeira em sistemas sem fio, e vem investindo nisso há pelo menos seis anos. Seu fundador, Noel Lee, é um dos que considero visionários da indústria. Detalhe que não pode passar em branco: este ano, com crise e tudo, a empresa aumentou seu espaço no evento.

Bem, vários fabricantes exibiram soluções sem fio, seja na forma básica (sistemas de home theater com caixas acústicas traseiras ou subwoofers acionados por RF) ou em configurações mais complexas. O desafio que todos se colocam é conseguir transportar sinal de alta definição e banda larga via conexão WiFi ou equivalente. Os consórcios Z-Wave e Zigbee trabalham nessa direção, mas por enquanto não há consenso sobre a tecnologia mais confiável. A Monster, por exemplo, adotou uma chamada UWB (Ultra Wide Band).

Mas podemos esperar novidades do WirelessHD Consortium, que reúne alguns líderes mundiais em tecnologia (Intel, Samsung, LG, Sony etc). No mês que vem, o grupo começa os testes do CTS 1.0 (Compliance Test Specification), desenhado para ser a primeira normatização da alta definição sem fio e, portanto, seguida por todos os fabricantes que quiserem usar o logotipo “WiHD”. A denominação 1.0 já indica que essas normas poderão passar por revisões periódicas, como acontece com quase tudo em tecnologia. Mas o Consórcio quer evitar desvios na padronização, para garantir que todos os aparelhos possam “conversar” entre si.

Digamos que este é um excelente primeiro passo.

1 thought on “Admirável mundo sem fio

  1. Caro Orlando Barrozo,
    Sou assinante da Home Theater e Casa Digital, fiz a cotação da automação da minha casa por várias empresas, Control4, SMS, AMX Creston e em último por Z-Wave e agora estou aguardando esta nova solução. Por enquanto, continuo usando o X-10.
    Grande abraço,
    Ormeo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *