A propósito dessa questão de internet na TV, conversando outro dia com um amigo – especialista no assunto – ele comentava a questão da interatividade na TV Digital. Algo que causa ansiedade em muita gente, mas que, como já comentei aqui, dificilmente irá se tornar realidade tão cedo.

Um dos motivos, segundo esse meu amigo, é que TV e computador são aparelhos diferentes, concebidos para finalidades distintas e que atingem públicos também distintos. Enquanto o computador é trabalho ou pesquisa, TV é entretenimento. Quem liga a TV quer ver show – ainda que seja na forma de um “Jornal Nacional”, em que notícias de tragédias e crimes ganham colorido e até efeitos especiais. Quem vai para o computador quer, antes de mais nada, se comunicar, buscar informação útil para seu trabalho ou estudo; ou então se relacionar, como acontece nos Orkuts da vida.

Outra diferença que acrescento: ver TV é uma atividade compartilhada, algo que se faz entre amigos ou familiares, até para que todos possam depois comentar o que viram. No computador, a pessoa quer mais é solidão; não quer compartilhar o que está vendo ou fazendo. É, portanto, uma atividade necessariamente individual.

Conclusão: não vamos querer misturar as coisas. A tal “TV interativa” pode ser uma bela curiosidade, mas não passa disso.

Alguém discorda?

1 thought on “TV vs. computador

  1. Orlando,

    Acho que a conversão deve acontecer sim. Eu não acredito na “TV Digital”, conversores e essa conversa toda que o governo arrumou, onde com certeza muitos lobistas ganharam algum… Eu acho que mais cedo que pensamos, as TVs vão ter conexão de rede e vão acessar conteúdo direto da internet, on demand (vi algumas na CES de 2008 que se conectavam direto ao YouTube). Tenho certeza que ai é que a interatividade vai aparecer de verdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *