Já estava desligando o computador quando chegou a notícia: a Câmara dos Representantes (equivalente à nossa Câmara dos Deputados) vetou agora há pouco a proposta de adiar para junho o swtich-off nos EUA. Só lembrando: esse é o prazo para todas as emissoras de TV desligarem seus transmissores analógicos e passarem a emitir somente sinal digital. Fica mantida a data inicialmente programada: 17 de fevereiro. Portanto, daqui a 20 dias.

Dois dias atrás, o Senado havia votado por unanimidade a favor de um adiamento para 12 de junho. A intenção era dar tempo às famílias que ainda não possuem equipamento digital para se prepararem para a mudança. Nada feito. Essas pessoas – um total estimado em 7 milhões de residências – ficarão mesmo sem ver TV se não atualizarem seus receptores até dia 17.

Como lá (ao contrário daqui) o governo está legitimamente preocupado com os efeitos de suas ações sobre os cidadãos, e o presidente Obama havia defendido ele próprio o adiamento, o que se discute agora é como amenizar a situação das pessoas que podem ficar sem sua forma de lazer e informação preferida, a televisão. O mais provável é que o governo banque a conta, distribuindo conversores a quem provar que não pode pagar. E depois divida esse custo com as emissoras, que são as maiores interessadas.

Nada mais justo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *