Desde ontem, o noticiário econômico destaca em manchetes a estúpida decisão do governo brasileiro de exigir uma “licença prévia” para liberar importações. Depois que comentei o assunto aqui, vasculhei os sites dos principais jornais e revistas e percebi que o tamanho da besteira é muito maior do que eu mesmo imaginava. É daquelas decisões que talvez não tenham mais conserto, de tantos estragos que pode causar, mesmo que agora o governo volte atrás (no momento em que escrevo, a última notícia é de que alguns setores serão excluídos da tal exigência).

O Valor Econômico dá detalhes interessantes hoje, deixando no ar que os ministros Guido Mantega e Miguel Jorge combinaram tudo sem consultar o presidente. Este, por sinal, havia acabado de conversar com seu colega americano, Barack Obama, justamente sobre a idéia de eliminar barreiras comerciais (e não criar novas). No Estadão, leio sobre os transtornos que a medida já provoca, com empresas cancelando entregas e perdendo contratos por conta de mais essa burocracia. Meu amigo Celso Ming, colunista de peso, simplesmente detona os autores da estapafúrdia idéia, que segundo ele só trará prejuízos (de vários tipos) ao País. Na Folha Online, empresários e analistas de mercado mostram as várias faces da bobagem.

Pior do que isso, mesmo, talvez só aquela idéia de dar asilo a um terrorista italiano. Ou será que ainda veremos coisas piores por aí?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *