No final da tarde de hoje, o governo anunciou ter voltado atrás na tal “licença prévia” às importações. Menos mal. A lista de produtos incluídos foi bem reduzida (eletrônicos ficaram fora), depois que um grupo de empresários esteve em Brasilia para questionar a medida. Leio na Folha Online que o pessoal da FIESP está comemorando, mas não sei se é o caso.

Diz a tradição “deste país” que essas decisões são como o famoso bode na sala. Foi colocado lá apenas para dar um susto; quando as pessoas reclamam, retiram o bode. Mas sempre fica a ameaça de trazê-lo de volta. Já foi assim inúmeras vezes. O recado que o governo deixa no ar é o seguinte: se a gente quiser, e se vocês não se comportarem direitinho, podemos voltar com a exigência da licença.

Muito sutil.

2 thoughts on “Volta atrás

  1. A maneira como o Sr. se refere a “este páis”, nao consigo entender o consegue viver aqui. Lembrando de uma frase antiga, porque não vai embora… existem, pela maneira que escreve, uma quantidade infinita de melhores lugares pra se viver… vai embora rapaz…

  2. Orlando, discordo totalmente do que este senhor “Bolencaem” diz no seu comentário acima. O Blog é seu e lê quem quiser. Somos brasileiros, vivemos aqui, pagamos aqui nossos impostos e temos o dever, obrigação moral mesmo, de criticar medidas erradas do governo federal. E olhe que de medidas e decisões erradas este governo está abarrotado. Se não criticarmos, quem vai fazer isto por nós, que vivemos de importação e comercialização de produtos eletrônicos? Continue o seu trabalho magnífico de criticar quando erram (muito) e elogiar quando acertam (pouquíssimo). Democracia é isto e parece que muitos não entendem…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *