Boa notícia vem da Prefeitura de São Paulo: três parques da cidade – inclusive o mais famoso deles, o Ibirapuera – terão em breve conexão WiFi gratuita. Lembram que a candidata Marta Suplicy prometeu, no ano passado, se fosse eleita, instalar internet grátis em toda a cidade? Pois é, era pura demagogia. Mas, da forma como a idéia está sendo apresentada agora, parece bem viável.

Nesta semana, começaram a funcionar redes WiFi gratuitas no campus da USP (Cidade Universitária) e no Centro Cultural São Paulo. Segundo os jornais de hoje, muita gente já está usando (e aprovando). É o primeiro passo de um projeto-piloto que deve durar um ano. João Octaviano Machado, diretor da Prodam (Companhia de Processamento de Dados do Município), diz que todos os usuários precisam se cadastrar para usar a rede, pois um dos requisitos é evitar a propagação de crimes virtuais. Perfeito.

Só espero que não aconteça o mesmo do Centro Cultural da Juventude, cuja rede foi inaugurada em 2007 e interrompida no ano passado por falta de manutenção. Também não acho imprescindível que o serviço seja gratuito indefinidamente. As pessoas precisam pagar pelo uso, ainda que um valor simbólico.  É assim que funciona no mundo inteiro, e não há por que se querer fazer benevolência com dinheiro do contribuinte. Importante é que funcione e seja útil a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *